segunda-feira, 18 de julho de 2011

TACHÃ e ANHUMA (Anhimídeos) São aves muito grandes, de pernas robustas e aparência de galinhas enormes. Têm um esporão no encontro da asa. Vivem em áreas alagadas e andam sobre a vegetação flutuante mesmo sem terem pés palmados. As duas espécies em geral não ocorrem juntas

TACHÃ Chauna torquata


Comum, fácil de ver em brejos e à beira de lagoas e baías, no Pantanal. Colorido geral cinza, dorso mais escuro, tem face e pernas rosa choque, um topete curvo e colar preto e branco. Em vôo, grande mancha branca na asa, oculta na ave pousada.


Em casal, pousam em capinzal alagado, arvoretas ou arbustos. Fora da reprodução forma grupos numerosos bandinhos familiares são visto entre setembro e dezembro.



Barulhentas, tem vários gritos pouco musicais, em especial é um ta-rrã sonoro e potente, emitido em vôo, que inspirou o nome popular, pousada, dá um tcharrarc




ANHUMA Anhima cornuta


Escassa, de ocorrência localizada em ares alagadas e à beira de lagoas, mais numerosa no norte do pantanal. Ausente em boa parte do pantanal de aparência inconfundível tem olho amarelo, colorido geral preto reluzente, coroa e peito salpicados de preto e branco, barriga branca, pernas cinzentas.


Em voo aparece uma grande mancha braça na asa.


Tem na testa um chifre branco, logo e delgado, constituído pela raque modificada de uma pena, geralmente em casal, pousa em capinzais ou arvoretas, perto da água. Arisca, foge numa corrida pesada e alça vôo com dificuldade, indo pousar num arbusto ou árvore distante. Vocaliza muito e é ouvida a quilômetros, pousada dá um uu-hu profundo e potente, ás vezes em série, intercalado com grasnados e notas guturais.

Nenhum comentário: