terça-feira, 6 de setembro de 2011

ANUS, ALMAS de GATO E PAPA LAGARTAS (Cuculídeos)

ANUS, ALMAS de GATO E PAPA LAGARTAS (Cuculídeos) São aves de silhuetas esguias e cauda longa. A maioria das espécies é solitária e difícil de ver, esgueirando-se entre a folhagem do dossel da mata. Já os anus, muito sociáveis, vivem em ambientes mais abertos e têm repertório vocal variado e fácil de reconhecer. Os cuculídeos são insetívoros e muitos deles têm predileção por lagartas. Os PAPA LAGARTAS, aves discretas e esguias, têm cauda longa graduada com mancha branca na ponta das penas. Ficam ocultos na copa das árvores e nenhum é bem conhecido na região.

ANUS PRETOS São aves fáceis de ver, de cauda longa, plumagem preta e bico robusto, comprimido lateralmente. Muito sociáveis, vivem em bandinhos. Constroem ninhos em forma de taça, volumosos e bem escondidos, que podem ser usados por mais de um casal.


ANU PRETO Crotophaga ani
Abundante, de ocorrência ampla em áreas abertas com árvores e em brejos, mais numeroso em ambientes alterados. Grande bico negro, lateralmente comprimido, com um corcunda ao longo do cúlmen. Olho escuro todo preto fosco, ás vezes com aparência despenteada. Cauda longa, arredondada, que muitas vezes parece estar meio frouxa. Vive em bandinhos com e-10 aves, pousando em arbustos, mourões e fios comendo insetos espantados pelas reses e at´pe pousando sobre elas, apresar da crença popular, carrapatos não são importantes em sua dieta. Voo pesado e fraco, com batidas rápidas de asa intercaladas a planeio tinceros, pouso desajeitado, com a longa cauda muitas vezes curvando se por cima do dorso. Vocaliza  com frequência, um “uuu-ík?” ascendente, que dá ao alarmar se ou em coo, tem ainda vários chamados queixosos ou cacarejados.

PEIXES FRITOS Vivem na mata, solitários e discretos. Ambas as espécies, amarronzadas e de coberteiras caudais alongada, são detectadas quase apenas pela voz. Parasitas de outras aves, põem seus ovos em ninhos alheios, de preferência naquelas em forma de taça.

ANU BRANCO Guira guira
Abundante, de decorrência ampla em cerrado, pasto, plantações sedes de fazendas e no entorno de cidades. Por cima, marrom escuro estriado de branco, cabeça parda, olho e bico amarelos ou laranja, crista despenteada, arruivada; baixo dorso e rabadilha brancos.


Branco sujo por baixo, lados do pescoço com estrias marrons esparsas, cauda longa com base e ponta brancas. Inconfundível, uma das aves mais vistas em áreas alteradas; pousa na afiação elétrica e em cercas. Vive em bandinhos em geral com até dez aves (mas podem chegar a 15-20). No frio, as aves dos bandos e aconchegam umas às outras; também pernoitam todas juntas. Alimenta-se no chão, em bando, num  comportamento semelhante ao do anu-preto(página 126), cujos ninhos pode parasitar; há casos em que incubem juntos os ovos! Muitos ruidosos têm vários chamados, entre eles uma série descendente, forte e penetrante, mais assobiado no começo e tremula no final, ”cri-ier, cri-ier, cri-ier, criir, criir”, e um matraqueado agudo e prolongado, em geral dado em voo.

Nenhum comentário: