terça-feira, 6 de setembro de 2011

BEIJA FLORES (Troquilídeos)

BEIJA FLORES (Troquilídeos)
São aves minúsculas cujas asas batem tão rápido que mal se veem. Ágeis, fazem várias manobras de voo, podendo pairar no ar e voar para trás. Muitos têm cores vivas indeiscentes, vistas só em certos ângulos de luz, pois decorem da microestrutura da pena, não de pigmento; em ângulos “errados”, certas partes pretas. Com o bico longo e delgado, sorvem néctar em flores e polinizam muitas plantas; come também pequenos insetos e aranhas. Às vezes são difíceis de identificar, em especial as fêmeas; muitas machos são lindos. Muitas espécies aparecem nas proximidades de casas para alimentar-se em flores ornamentais e garrafinhas de água com açúcar.
RABO BRANCO CANELA Phaethornis pretal

Razoavelmente comum, de ocorrência ampla no sub bosque de mata e cerradão e em áreas abertas vizinhas, inclusive em fazendas e jardins; em geral peto da água. Base da mandíbula é vermelha. Verde metálico por cima, rabadilha canela; penas centrais de cauda com longas pontas brancas. Acanelado por abaixo. Compare com as duas espécies seguintes, bem menores. Único rabo-branco no planalto. Alimenta-se em flores a baixa altura, e pode visitar bebedouros de beija-flores. Voo muito veloz e reto; ao voar, dá um “suít” espaçado.

BEIJA FLOR TESOURA Eupetomena macroura




Comum, fácil de ver e de ocorrência ampla em borda, capoeira, áreas abertas com árvores, sedes de fazenda e cidades. Bico um tanto curvo (2 cm).Cabeça, pescoço e peito azul escuro arroxeados, crisso e longa cauda bi curva (7-9 cm) azuis; resto da plumagem verde escuro.




Macho um pouco menor e mais apagado. Fácil de identificar; na muda, com cauda mais curta, pode ser confundido com a fêmea do bico reto azul, também grande escuro, com cauda bem menos furcada.


Visita flores em árvores e arbustos de espécies nativas e cultivadas; pega insetos no ar, paira diante de teia se de folhagem para capturar bichinhos. Ausente do interior da mata é frequentemente em jardins, nos quais dominantes sobre outros beija flores em bebedouros e plantas floridas. Dá um “tsip” rouco, ás vezes repetido numa sucessão rápida.

 


GÊNERO THALARANIA inclui beija flores florestais de bico um tanto curvo. O Macho e a fêmea apresenta cauda longa em tesoura.
BEIJA FLOR-DE-VENTRE-ROXO Thalurania furcada
Razoavelmente comum, de ocorrência ampla em mata e capoeira. O Macho verde vivo por cima. Testa verde, coroa enegrecida; azul arroxeado no ombro e dorso; cauda azul escura, longa e em tesoura. Garganta e peito verdes; azul arroxeado nas partes baixas.
A fêmea verde vivo por cima, cauda menos furcada, com cantos brancos, por baixo, cinza claro uniforme. Solitário, visita flores a baixa altura, mas pode subir ao estrato médio. Canta pouco, uma série de notas “tsip” fracos.

GÊNERO AMAZILIA inclui beija flores “típicos”, de colorido discreto, bico quase reto e pouco ou nenhum dimorfismo sexual. Vivem em áreas abertas com árvores.
BESOURINHO-DE-BICO-VERMELHO Amazilia versicolor
Comum em áreas abertas com árvores, como o cerrado, bordas, jardins, o beija flor mais numeroso na região. O Macho, bico avermelhado com ponta preta e aparecia geral verde brilhante. Verde dourado por cima, cauda furcada  bronzeada.
A fêmea menos vermelho no bico, linha branca atrás do olho e máscara escura, num padrão único na região, cauda com cantos cinzentos. Garganta branca, cinza por baixo. Em geral sozinho, visita flores a baixa altura. O canto é um “tzz tzz tzz...” repetido depressa.

Nenhum comentário: