domingo, 30 de outubro de 2011

ANDORINHAS

ANDORINHAS (Hirundinídeos) Têm longas asas afiladas e voo elegante. Passam muito tempo no ar, alimentando-se de insetos voadores. Pousam em galhos e na fiação.

O GÊRENO PROGNE inclui andorinhas grandes, de asas largas, cauda furcada e canto gorgolejante e agradável. Vivem em áreas abertas, ás vezes em grandes agregações.

ANDORINHA-DO-RIO  Tachycineta albiventer

Localmente comum, em áreas abertas perto de rios, represas e lagoas. Única andorinha com grande mancha branca na asa, em geral bem visível. Rabadilha branca.



De resto, verde-ázulada metálica em cima, branca por baixo. Imaturo mais cinzento por cima, simpática e fácil de detectar, em geral é vista pousada em troncos ou rochas logo acima da linha d’água, de onde sai em voos elegantes para roçar a superfície. Raramente se afasta da água e não costuma formar bandos numerosos. O chamado é um “trit?” rápido.



ANDORINHA-DO-CAMPO  Progne tapera

localmente comum, residente de verção em áreas abertas com árvores, também em sedes de fazenda; no N, parte da população talvez residente o ano todo. Em geral perto d'água. Aves com plumagem reprodutiva, pardo escura por cima.


Por baixo, branca com faixa marrom no papo. Migrantes ausrais, tem pintas marrons no meio do peito. Voa a baixa altura, com asas arqueadas, expondo branco nas laterais da cauda. Costuma pousar em cercas. Sociável, os casais se separam para criar. Aninha em ninhos velhos de joão-de-barro, tocas em barrancos e ocos de troncos.


ANDORINHA-SERRADORA   Stelgidopteryx ruficollis


Comum de ampla ocorrência em áreas com arvores, inclusive pastos, prefere locais perto d’água. Cauda levemente furcada. Pardo-escura por cima, mais escura no alto da cabeça, asas e cauda, rabadilha um pouco mais clara; garganta alaranjada, pardo-clara por baixo, centro da barriga mais amarelado. 




Vive em bandinhos que pousam em galhos secos ou na fiação, pousada, tem silhueta esguia e elegante. Pode estar junto com outras andorinhas, mas em geral mantém-se a parte. Mais numerosa em matas ao logo de rios e córregos, nidificando em tocas nos barrancos das margens, isolada ou em pequenos grupos,






Nenhum comentário: