domingo, 30 de outubro de 2011

MIMÍDEOS

MIMÍDEOS são aves esguias, de cauda Logan, fáceis de notar em ambientes abertos. O nome da família vem de sua habilidade em imitar outras aves, mas na região isso não ocorre regularmente.

SABIÁ-DE-CAMPO Mimus saturminus

Comum de ocorrência ampla em cerrado, pastos e sedes de fazendas, ás vezes em cidades. Por cima, marrom-cinzento mesclado com mais escuro, sobrancelha branco suja e estria ocular preta, cauda longa com pontas brancas.


Branco-sujo por baixo, pode estar tingido com a cor da terra. Ousado e fácil de detectar, pode estar em atividade nas horas de calor, passa muito tempo no chão, pousa em poleiros expostos jogando a cauda para frente, sobre o dorso, ao pousar, vive em casal ou em grupinhos familiares com até 12-13 aves, aninha em moitas e arvoretas. Alimenta-se de insetos e de frutos, silvestres e cultivados. Empoleira em arbustos e árvores para cantar e seu canto é variado e sem padrão fixo, na região, não costuma fazer imitações. Quando alarmado, dá um “tchic” áspero ou um “íu” aflito. Também chamado de galo-do-campo e arrebita-rabo.


JAPACANIM Donacobius atricapilla
Razoavelmente comum em brejos, margens de lagoas e pastos úmidos com capim alto, numeroso no pantanal, esguio e inconfundível, com vistoso olho amarelo. Cor de chocolate por cima, com cabeça preta, manchinha branca na asa, cauda longa comm pontas brancas, visíveis em voo. Por baixo amarelo-alaranjado.



Esconde-se entre a vegetação densa do brejo, em casal ou grupinhos familiares, pousa em taboas e juncos e sobre moitas. Voo reto e um tanto lento, apesar das batidas rápidas de asa. Vocaliza muito, com assobios e chiados variados, costuma repetir cada chamando em série, por exemplo um assobio líquido “uit-uit-uit...” sonoro. Os membros do casal cantam em dueto, pousados bem próximos, levantando e abaixando a cabeça, enquanto abanam as caudas abertas, pode inflar um bolsa laranja na lateral do pescoço. Antes incluído na família dos trogloditídeos, com as corruíras, atualmente está classificado em sua própria família, a dos donacobiídeos

Nenhum comentário: